Almas dos camaradas guerrilheiros do Araguaia repousam em seu paraíso na terra no sudoeste do Pará…Certamente os homens maus do SISTEMA destruíram seus corpos na bala. Contudo, a vossa ideia de liberdade continua viva entre nós!!! Viva os mártires da Serra das Andorinhas, VERDADEIRA LIBERDADE, ainda que tardia!!!….Xô Tiradentes podre!!! (nosso editor)…(A verdade que a turma fardada “melancia” da NOM, em conluio com a maçonaria & falsos religiosos não nos contaram!…Confira no link: https://www.youtube.com/watch?v=i38v3tR1XLE
Foto capa: Cachoeira Três Quedas (Socorro Almeida / Ideflor-Bio)
Feriadão da Semana Santa está chegando e para aqueles que irão aproveitar o peíodo para viajar, separamos, assim como fizemos no ano passado, duas opções de viagens para destinos localizados aqui mesmo no estado do Pará que merecem ser conhecidos. Nossa primeira sugestão é a Serra das Andorinhas. Embarque com a gente!
Imagine um lugar ainda pouco explorado, escondido, de difícil acesso, mas que quando se chega até ele a primeira sensação que fica é a de que todo o esforço valeu a pena… É o que se pode dizer do Parque Estadual da Serra das Andorinhas. Com mais de 40 cachoeiras, piscinas naturais de águas cristalinas, grutas, cavernas e muito verde, o local deixa qualquer um maravilhado com suas belezas naturais.
Também conhecida como Serra dos Martírios, o Parque Estadual da Serra das Andorinhas (Pesam) está localizado na região de Carajás, no município de São Geraldo do Araguaia, sudeste do Pará. A cidade ficou conhecida por fazer parte da história recente brasileira como palco da Guerrilha do Araguaia, conflito que envolveu militares do exército, estudantes, agricultores locais e militantes políticos brasileiros que lutaram contra a ditadura militar entre as décadas de 1960 e 1970.
O local
O parque possui 60.000 hectares, onde as chapadas e a vegetação rasteira, típicas do cerrado, se misturam à paisagem da floresta amazônica. Estudos botânicos e arqueológicos são realizados no local pelo fato do mesmo possuir uma vasta fauna, flora e inscrições rupestres. A melhor época para visitar esse paraíso é entre janeiro e maio, mas no restante do ano dá para aproveitar também as praias de agua doce que surgem no rio Araguaia.
Para entrar na Serra das Andorinhas é necessário pagar um pequeno valor, algo em torno de R$10,00 por pessoa. Por se tratar de uma área de preservação ambiental, as visitas são sempre monitoradas por voluntários que orientam os visitantes sobre os cuidados com a preservação do meio ambiente e as unidades de conservação. Além disso, o local não dispõe de hotéis, pousadas, lanchonetes, bares ou coisas do tipo. Esse tipo de serviço só é encontrado na cidade de São Geraldo do Araguaia.
Opções de lazer
As cachoeiras Quarta Queda e Três Quedas estão entre as mais visitadas da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia. A primeira é a que recebe o maior número de visitantes do parque estadual, devido ao grau de facilidade de acesso. Já a Cachoeira Três Quedas está situada em uma propriedade particular. Pela proximidade entre as duas atrações turísticas, os visitantes podem ir aos dois locais. Porém, para conhecer as cachoeiras, é necessária a autorização de visita emitida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), na Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA).
Para quem gosta de fazer trilhas e visitar grutas e cavernas (existem várias no local) é preciso a ajuda de um guia, serviço feito pelos moradores locais que conhecem bem o lugar. Fazer o passeio sozinho é perigoso, pois há grande risco de se perder e as caminhadas em mata fechada podem levar até 2 horas.
Como chegar
Para chegar até a Serra das Andorinhas é preciso ir para o município de Marabá que fica a cerca de 680 Km de distância da capital Belém, de onde partem voos diários. Chegando a Marabá deve-se apanhar um táxi até a rodoviária do Km 6 e de lá a viagem segue em vans ou ônibus para a cidade de São Geraldo do Araguaia, em um trajeto que dura aproximadamente três horas até o parque da Serra das Andorinhas.
Fonte: http://www.portalcultura.com.br/
Posts recentes
- Prêmio FIETO 2024: As Indústrias Inovadoras do Tocantins
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias
Instagram @rybalima