O Núcleo de Psiquiatria do Tocantins, órgão representante da ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, irá realizar na próxima sexta-feira, dia 14.06.2019, o evento Jornada Tocantinense de Psiquiatria 2019, que irá interligar temas entre as áreas de psiquiatria, psicologia e direito, com início às 13:30, até às 20h.
A inscrição poderá ser feita através do aplicativo, link abaixo:
https://www.sympla.com.br/jornada-tocantinense-de-psiquiatria-2019__502667
Programação e o curriculum dos palestrantes:
DESCRIÇÃO DO EVENTO
Trata-se de um evento inédito para o Estado do Tocantins. Reunirá um grupo de palestrantes com grande experiência em Psiquiatria, Psicologia e Saúde Mental para debates temas relacionados a prática do dia a dia para especialistas, médicos e demais profissionais da saúde, além dos seus respectivos acadêmicos e pós-graduandos.
13h 30min – 14h Inscrições
14h – 14h 20min Abertura
Mesa redonda: Tratamentos no século 21.
Coordenação: Médico Psiquiatra Sergio Stella
14h 20min – 14h 40min Depressão: Médico Psiquiatra Leonardo Baldaçara
14h 40min – 15h 00min Indicações e técnicas de psicoterapia nas doenças mentais: Psicóloga Cristina Ferro
15h 00min – 15h 20min Perguntas
Mesa redonda: Psiquiatria da infância e adolescência – principais doenças mentais e seus prognósticos
Coordenação: Médica Psiquiatra Camila Campitelli Fernandes
15h 30min – 15h 50min Autismo: Médico Psiquiatra Flavio Dias da Silva
15h 50min – 16h10min Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade: Médica Psiquiatra Natasha Guimarães Borba
16h 10 – 16h 40min Perguntas
16h 40min – 17h 10min Intervalo
Mesa redonda: Como avaliar as consequências das doenças mentais
Coordenação: Médico Psiquiatra Wordney Carvalho Camarço
17h – 10min – 17h 30min Como é feito o diagnóstico clínico: Médico Psiquiatra Leonardo Baldaçara
17h 30 – 17h 50min Avaliação neuropsicológica: Psicóloga Jordanna Parreira
17h 50min – 18h 21min Avaliação psicométrica e classificações diagnósticas: Médica Psiquiatra Verônica da Silveira Leite
18h 10 – 18h 40 Perguntas
Mesa Redonda: Quando há culpa em um crime – discussão sobre os limites do diagnóstico da doença mental na justiça
Coordenador: Médico Psiquiatra Marcos Venicios Xavier de Oliveira
18h 40min – 19h 00 Avaliação dos transtornos psicóticos: Médico Psiquiatra Solimar Pinheiro da Silva
19h 00 – 19h 20min Imputabilidade nos usuários de substâncias: Médico Psiquiatra Wordney de Carvalho Camarço
19h 20min – 19h 40min Interpretação jurídica das doenças mentais: Juíz Rafael Gonçalves de Paula
19h 40 – 20h 00min Perguntas
Palestrantes:
Camila Campitelli Fernandes
Médica psiquiatra do Hospital Geral de Palmas. Conselheira Fiscal do Núcleo de Psiquiatria do Tocantins. Supervisora da Residência de Psiquiatria da Universidade Federal do Tocantins.
Cristina Ferro
Psicóloga. Graduada em Psicologia pela UCG. Especialista em Terapia Comportamental pela UCG e em Neuropsicologia pelo Departamento de Neurologia da FMUSP. Atualmente atua como psicóloga clínica no Instituto de Terapia Comportamental (ITC) em Palmas/TO.
Flávio Dias da Silva
Médico psiquiatra. Médico Psiquiatra, Mestre em Ensino de Ciências da Saúde pela Unifesp. Professor da UFT, onde coordena o Internato em Saúde Mental. Professor do ITPAC Porto, onde coordena a residência em Medicina de Família e Comunidade. Membro da AACAP (Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência) e Editor em português do Tratado de Saúde Mental da Infância e Adolescência da IACAPAP (Associação Internacional de Psiquiatria da Infância e Adolescência e Profissões Aliadas).
Jordanna Parreira
Psicóloga Clínica, Organizacional e do Trabalho. Especialista em Gestão de Pessoas e Neuropsicologia Clínica.
Mestranda em Comunicação e Sociedade pela UFT. Membro do Grupo no CNPQ “Trabalho e Emancipação: Coletivo de Pesquisa e Extensão”.
Leonardo Baldaçara
Médico psiquiatra. Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica. Professor da Universidade Federal do Tocantins. Coordenador da Comissão de Emergências Psiquiátricas da Associação Brasileira de Psiquiatria. Presidente do Núcleo de Psiquiatria do Tocantins.
Marcos Venícios Xavier de Oliveira
medico psiquiatra formado em1992 pela Universidade Federal de Goiás , TEP, Area de atuação em psiquiatria forense, foi diretor clinico , ate o fechamento ,da Clinica de Repouso Sao Francisco em 2013, depois exerceu a coordenação da ala de psiquiatria do hospital regional ,normatizou o serviço de psiquiatria forense no IML de Araguaina.(2004), atualmente faz pericia fornece para toda justiça no Tocantins , especialmente na região norte.
Natasha Guimarães Borba
Médica Psiquiatra. Cursou Residência Médica em Psiquiatria pela Universidade Federal do Tocantins. Psiquiatra do Ambulatório de Psiquiatria Infantil da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas. Psiquiatra do Centro de Atenção Psicossical de Palmas. Plantonista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Geral de Palmas. Preceptora do Internato da UFT/ITPAC, Residência Médica em Saúde da Família da FESP e Residência Médica em Psiquiatria da UFT.
Rafael Gonçalves de Paula
Juíz da 3a Vara Criminal da Comarca de Palmas. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás – Turma de dezembro de 1996. Advocacia no estado de Goiás, de 1997 a 2003. Assessoria Jurídica: no Tribunal de Justiça do Tocantins e no Tribunal Regional Eleitoral, de fevereiro/2004 a dezembro/2006. Magistratura no estado do Tocantins, com posse em 19 de dezembro de 2006. Comarcas: Miranorte (como substituto), Wanderlândia, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Porto Nacional e Palmas (como titular).
Sérgio Rodrigo Stella
Médico psiquiatra. Título de Especialista em Psiquiatria e Psiquiatria Forense. Integrante da Junta Médica da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins de do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. Psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Paraíso. Diretor Tesoureiro do Núcleo de Psiquiatria do Tocantins.
Solimar Pinheiro da Silva
Médico psiquiatra. Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté. Título de Especialista em Psiquiatria e Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Especialização em Psicodrama pela Sociedade Brasileira de Psicoterapia.
Verônica da Silveira Leite
Médica psiquiatra. Psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS-AD) da Secretaria Municipal de Palmas. Membro da Comissão de Emergências Psiquiátricas da Associação Brasileira de Psiquiatria. Diretora Secretária do Núcleo de Psiquiatria do Tocantins. Preceptora da Residência de Psiquiatria da Universidade Federal do Tocantins.
Wordney de Carvalho Camarço
Médico psiquiatra. Título de Especialista em Psiquiatria Forense pela AMB/ABP. Coordenador do Serviço de Psiquiatria do Hospital Geral de Palmas. Coordenador Geral do Serviço de Saúde Mental do Hospital Geral de Palmas. Vice-presidente do Núcleo de Psiquiatria do Tocantins. Preceptor da Residência de Psiquiatria da Universidade Federal do Tocantins.
Maiores informações, Leonardo Baldaçara – Presidente do Núcleo de Psiquiatria do Tocantins: 99964-9744 (whatsapp)
Posts recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias