A Prefeitura de Araguaína, através do Conselho Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira, 24, uma reunião com Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) para tratar sobre a recomendação do Ministério Público do Trabalho para adoção de medidas preventivas contra a covid-19, por empresas e indústrias.
A diretora da ACIARA, Ana Célia Rosado Lima, participou do encontro onde foram discutidos os protocolos que os empresários devem seguir para garantir um ambiente de trabalho saudável em meio à pandemia. Para contribuir com a adesão de empresários, a ACIARA produziu um material publicitário com as informações sobre as medidas que devem ser adotadas e divulgou em sua rede social.
A Prefeitura recebeu uma lista com os nomes das empresas associadas para direcionar o trabalho de conscientização junto as não associadas. Caberá a ACIARA realizar ações juntos aos seus associados.
As recomendações
O Centro de Saúde e Referência do Trabalhador (CEREST) e a Vigilância Epidemiológica encaminharam o documento com a recomendação de enfrentamento à covid-19. As empresas de Araguaína devem realizar os protocolos de ações em 4 cenários:
1. Ações de Proteção da População de Risco.
2. Ações de Proteção e Prevenção no Meio Ambiente de Trabalho.
3. Ações de Manejo dos Casos de Síndrome Gripal e Casos Suspeitos e Confirmados de COVID.
4. Ações de Comunicação e Treinamentos.
Cada empresa deverá elaborar e implementar seu plano de contingência para gerenciamento durante a pandemia. As empresas que não possuam grau de risco e número de empregados para estarem obrigadas a constituir o SESMT, devem manter atendimento em saúde ocupacional para os seus empregados, pois o grau de risco em todas as atividades econômicas está aumentado em virtude do alto risco biológico do novo coronavírus.
Conforme o diário oficial nº 2.073, 06 de junho de 2020, art.13 II, as empresas são obrigadas a informar, através do e-mail araguainacerestnovo@gmail.com, à Secretaria Municipal da Saúde a ocorrência de exame positivo para Covid-19 do trabalhador (es), suspendendo imediatamente a atividade de colegas de trabalho cujo contato ou aproximação possa gerar desconfiança de contaminação.
Leia Mais…
- Prêmio FIETO 2024: As Indústrias Inovadoras do Tocantins
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
Para tirar dúvidas ou obter informações mais detalhadas sobre as medidas a serem adotadas no ambiente de trabalho, o empresário pode procurar o Cerest nos telefones: 63 3413 – 5304/ 63 3411 – 7033 ou pelo e-mail: araguainacerestnovo@gmail.com/ ou saúde.dve@araguaina.to.gov.br.
Categorias
Redes Sociais
Assinar!