As transmissões serão feitas através do canal da Unitins no Youtube (Unitins – YouTube )
Uma semana que mudou não apenas a arte brasileira, mas todo o seu contexto social, político e cultural, assim foi a Semana de Arte Moderna de 1922. Em alusão ao aniversário de cem anos desse movimento de vanguarda, o Governo do Tocantins através da Secretária da Cultura e Turismo (Sectur), realiza uma série de lives e entrevistas com personalidades regionais que irão abordar sobre a importância deste movimento artístico e seus impactos na sociedade como um todo.
Para o titular da Sectur, Hercy Filho, é de fundamental importância a celebração desse movimento que deu início ao modernismo brasileiro e que fomentou o caminho para o desenvolvimento da cultura e da identidade de nosso país. “É importante lembrar os grandes artistas modernistas, especialmente para que as futuras gerações possam se espelhar e valorizar a cultura brasileira. Incentivar a cultura é uma das prioridades do Governo”, ressaltou.
A programação de lives terá início às 09h da manhã com o tema “Revolução, criatividade: a estética na literatura, artes plásticas e na arquitetura” com os palestrantes: Osmar Casagrande, Luara Aquino e Walfredo Antunes. As discussões serão transmitidas no canal do YouTube da Unitins.
Além das transmissões online, também estão sendo realizadas entrevistas ao vivo na 96 FM, com artistas e representantes dos mais diversos setores das artes. A primeira entrevistada foi a bailarina e presidente do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO), Meire Maria Monteiro.
A Semana de arte moderna
A Semana de Arte Moderna foi um movimento organizado por um grupo de intelectuais e artistas, que marcou a história da arte no Brasil. Realizada no momento histórico do pós-guerra, o movimento traz sem seu corpo a força de uma mudança do ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural do país, trazendo as influências das vanguardas europeias dentro dos estilos do cubismo, futurismo, surrealismo entre outros. Esse movimento, comemora este ano 100 anos.
O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, a Academia Palmense de Letras (APL), Conselho Estadual de Cultura, Secretaria da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e apoio Fundação Cultural de Palmas, promovem entre os dias 14 e 18 de fevereiro, a Comemoração Centenário da Semana de Arte Moderna, em breve programação.
Confira a programação de lives
Dia 16/02/2022
Horário: 9h
Tema: Revolução, criatividade: a estética na literatura, artes plásticas e na arquitetura
Palestrantes: Osmar Casagrande, Luara Aquino e Walfredo Antunes
Horário: 15h
Tema: A importância da semana 22 para a cultura brasileira – o modernismo e suas diversas facetas
Palestrantes: Kátia Maia, Marcelo Lopes e Edson Cabral
Horário: 18h
Tema: Cenário político, econômico, social e cultural do ano de 1922 – reflexões do modernismo e o que esperar da cultura nos próximos 100 anos.
Palestrantes: Cleber Toledo, Josafá Miranda e Edson Cabral
Horário: 19h
Tema: Quebraram paradigmas
Palestrante: Dídimo Heleno
Rodada de entrevistas na 96 FM
Horário: 15h
Dia 14/02 – Meire Maria Monteiro – presidente do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO);
Dia 15/02 – Relmivam Milhomem – superintendente do Desenvolvimento da Cultura do Estado do Tocantins (Sectur);
Dia 16/02 – Kaká Nogueira – presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac);
Dia 17/02 – Josafá Mirante – presidente?? da Academia Palmense de Letras (APL);
Dia 18/02 – Giovanni Assis – presidente da Fundação Cultural de Palmas (PCP)
Fonte: Nayna Peres/Sectur/TO
Posts mais recentes
Categorias
Aciara Agronegócio AL-TO Araguaina Araguaína-TO. Bico do papagaio Bolsonaro Brasil Campanha Cerrado Cidadania Cultura Câmara de Araguaína-TO. Célio Moura Célio Moura 1303 Célio Moura PT?TO Democracia Dep. fed. Célio Moura DF Célio Moura/PT/TO. direitos humanos DPE-TO Fieto Fieto-TO indígênas Jalapão Lula Livre Meio ambiente Meio ambiente Tocantins MPE-TO. Naturatins palmas Paulo Mourão 131 política povos indígenas Prefeito WR/Araguaína Prefeitura de Araguaína PT Seminário Sesc-TO Sisepe-TO. Sáude TO. Tocantins Turismo Via Lago