Apresentação da Reciclarte é aberta ao público e conta com músicas autorais que trazem os temas sustentabilidade, cerrado tocantinense, justiça social e cultura local
Moradores de Araguaína poderão assistir ao Espetáculo Alvorecer realizado pela Reciclarte (Escola de Artes de Araguaína) nos dias 21 e 22 de dezembro, nesta quarta e quinta-feira. O evento é aberto à comunidade e no formato musical tem como intuito promover reflexões sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento social.
“O espetáculo Alvorecer tem um enredo em defesa aos cuidados com o meio ambiente, soluções sustentáveis e ainda pretende despertar no público a responsabilidade humana nas suas ações cotidianas”, explicou a diretora da escola, Valéria Elias.
O espetáculo está sendo preparado há quatro meses e ainda traz outras temáticas para o palco como analfabetismo, feminicídio por crime passional e a importância do conhecimento no processo de tomada de decisões e na liberdade humana. Ao todo estão envolvidos 127 artistas, com mais de 80 que irão entrar em cena.
Músicas autorais
O musical terá canções autorais produzidas pelos membros da equipe e alunos da Escola de Artes. Com estilos diversificados, no ritmo de forró, música clássica, cordel e gospel, as letras trazem para o palco a fauna e a flora do Cerrado Tocantinense e são interpretadas pelos personagens principais da peça teatral: Zé da Cruz, Rosa Maria e Chico Ranço Faria.
A história do musical se passa na região da Barraria, próximo à Araguaína, que remete ao público as tradicionais festas de forró, onde tocava o cantor e compositor Raimundo Paulino, homenageado pela Prefeitura de Araguaína no nome da Escola de Artes. O artista ficou conhecido por ser um dos melhores sanfoneiros da região e faleceu em 2006.
Figurinos sustentáveis
Os membros da Escola de Artes utilizaram a criatividade e a consciência ambiental para produzir as roupas, adereços, objetos de cena e iluminação com materiais recicláveis. Dentre os itens utilizados estão papel de pão, papelão, latas, embalagens de ração, redes de saco de frutas e verduras, teclas de computador, retalhos das sobras da confecção de fraldas descartáveis, sacos de estopa e plástico bolha.
Como participar
Para participar basta comparecer nas datas e horários do Espetáculo, no dia 21, quarta-feira, será exibido somente às 20 horas, enquanto no dia 22, às 17h e 20h. O local de realização é na sede da Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino, localizada na Rua Sabiá, quadra 45, lote 2, Setor Maracanã.
Reciclarte
A Reciclarte é a única escola pública de artes da região Norte. Mais de 2.000 alunos já passaram pelo local, que disponibiliza cursos de instrumentos musicais, canto, dança e artesanatos em geral.
Fonte: Por Giovanna Hermice – Foto: Marcos Sandes/Ascom
Posts mais recentes
Categorias
Aciara Agronegócio AL-TO Araguaina Araguaína-TO. Bico do papagaio Bolsonaro Brasil Campanha Cerrado Cidadania Cultura Câmara de Araguaína-TO. Célio Moura Célio Moura 1303 Célio Moura PT?TO Democracia Dep. fed. Célio Moura DF Célio Moura/PT/TO. direitos humanos DPE-TO Fieto Fieto-TO indígênas Jalapão Lula Livre Meio ambiente Meio ambiente Tocantins MPE-TO. Naturatins palmas Paulo Mourão 131 política povos indígenas Prefeito WR/Araguaína Prefeitura de Araguaína PT Seminário Sesc-TO Sisepe-TO. Sáude TO. Tocantins Turismo Via Lago