A ação leva teatro de fantoches e jogo interativo para conscientização das crianças sobre a dengue
A peça conta a história de duas crianças que interagem com o mosquito da dengue, explica sobre os sintomas e como evitar a doença
Crianças das escolas municipais de Araguaína estão recebendo atividades na Semana de Combate ao Aedes. A ação é realizada pelo Centro de Controle de Zoonose (CCZ) para que os alunos se tornem multiplicadores do conhecimento contra à dengue em suas casas. Até sexta-feira, 6, haverá teatro de fantoches e jogo interativo nos períodos matutino e vespertino em três unidades de ensino.
O encerramento será no sábado, 7, em um evento que envolverá não só os alunos, mas também toda a comunidade do Setor Lago Azul 4. Das 8 às 12 horas, várias brincadeiras e palestras serão oferecidas na Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino, que fica no setor.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, do CCZ, Mariana Parente, o teatro conta a história de duas crianças que interagem com o mosquito da dengue. “A peça fala sobre como é perigoso ter um quintal sujo. Sobre sintomas da doença, também como procurar um médico, e explica como evitar o inseto. Tudo em uma linguagem bem infantil”, informou.
Dados
De janeiro a novembro de 2019, foram confirmados 1.688 casos positivos de dengue em Araguaína. Dentre esses, 145 são casos com sinais de alarme, em que há maior probabilidade de óbito. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 395, houve crescimento de 327%.
Mais ações de combate
Além da conscientização nas escolas, uma equipe do CZZ está percorrendo todos os setores de Araguaína para recolher pneus que foram descartados irregularmente na rua e em terrenos. “Ontem foi nosso primeiro dia. Nós já coletamos 50 pneus, nos setores Araguaína Sul, Eldorado, Lago Azul 4 e Jardim Europa”, relatou a coordenadora do CCZ.
Como denunciar e eliminar focos
Os moradores devem colaborar com a diminuição dos focos denunciando locais onde há possíveis criadouros. O CCZ disponibiliza o disque-denúncia para ligações gratuitas: 0800 646 7020.
Programação
Dia 3 (terça-feira)
14h30 – Teatro de fantoche e brincadeiras (Creche Sítio Dona Benta, Vila Azul)
Dia 4 (quarta-feira)
9h30 e 15h30 – Teatro de fantoche e brincadeiras (Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda, Setor Dom Orione).
Dia 6 (sexta-feira)
9h30 e 15h30 – Teatro de fantoche e brincadeiras (Escola Municipal José Ferreira Barros, Setor Céu Azul).
Dia 7 (sábado)
8h às 12h – Evento de encerramento (Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino, Lago Azul 4).
Além da conscientização nas escolas, uma equipe do CZZ está percorrendo todos os setores de Araguaína para recolher pneus que foram descartados irregularmente na rua e em terrenos
Fonte: Marcelo Martin / Foto: Leila Mel/Ascom
Posts recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias
Publicidade