Moradores do setor Costa Esmeralda Norte, em Araguaína, foram até a sede do ‘É Pra Já’ da cidade para protestar contra os valores das contas de água nesta terça-feira (4). Um grupo de aproximadamente 40 pessoas foi até a recepção com cartazes. A manifestação começou às 14h e durou cerca de três horas.
Eles contam que o setor tem apenas moradias populares e que foram sorteadas através do programa ‘Minha Casa Minha Vida’. Mesmo assim, receberam contas com valores que passam dos R$ 300. A maioria está inconformada com a situação. Eles contaram que os talões indicam que a maior parte do valor é pela taxa de esgoto.
“Tem família que não tem condição. Porque aqui o projeto é ‘Minha Casa Minha Vida’ né? Como é que uma pessoa que as vezes não tem nem salário vai conseguir pagar uma água de R$ 400? E a parcela da casa, gás, energia, vai pagar como? As reivindicações foram sobre isso”, contou uma das moradoras, que preferiu não ser identificada.
Os moradores deixaram a sede do É Pra Já no fim da tarde. A BRK Ambiental, que fornece água em Araguaína, disse que os manifestantes foram orientados a respeito da tarifa social, que gera descontos de 69% nas faturas mensais, atende a clientes com renda familiar de até 1 salário mínimo e meio, e moradia com até 100m² de área construída.
Afirmou que os moradores que se enquadram serão cadastrados no benefício nos próximos dias e que no caso de aposentados, pensionistas e portadores de doenças crônicas, a renda familiar pode ser de até 2 salários mínimos e meio. Para solicitar é preciso ligar para o 0800 6440 195 e apresentar alguns documentos.
Por Reprodução: Portal Gilberto Silva
Posts recentes
- Prêmio FIETO 2024: As Indústrias Inovadoras do Tocantins
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
Categorias
Blog: