A preocupação com a defesa dos mananciais e o abastecimento da água é uma das prioridades da Prefeitura. Evento também discutiu o tratamento de esgoto, qualidade da água dos rios, fiscalização, licenciamento ambiental e empreendedorismo
“A água tem um papel fundamental para todos os seres vivos e, felizmente, nossa região é muito rica em nascentes e rios. Porém, com o aumento populacional e o uso irracional deste recurso natural, podemos colocar em risco os seres vivos que necessitam da água para sobreviver. O objetivo de estarmos aqui é justamente debater o que pode ser feito para preservar nossas águas”. A afirmação do secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, definiu a proposta do Fórum das Águas, realizado em Araguaína no último dia 5, dentro das ações da Semana Municipal do Meio Ambiente.
A Prefeitura de Araguaína, em parceria com a BRK Ambiental, Sebrae Tocantins e UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) reuniu especialistas para discutir os cenários atuais e as soluções para a preservação e uso responsável dos recursos hídricos na cidade. Os debates foram feitos em cima de três eixos principais: conservação, uso múltiplo e oportunidades econômicas.
Para o prefeito Wagner Rodrigues, o Fórum das Águas é a ferramenta mais importante para dar as diretrizes de gestão da água para o poder público e demais instituições ligadas ao recurso natural. Wagner também destacou o investimento da prefeitura no projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, um dos maiores já executados na cidade.
“Araguaína possui 27 córregos e 140 nascentes no perímetro urbano que, além de abastecerem os rios da região, também são fonte de vida para todos nós. É por esse e tantos outros motivos que estamos executando a todo vapor as obras do Águas de Araguaína, que fazem a gestão responsável das águas das chuvas, preservando nossos mananciais”, explicou Wagner.
Cidade verde
O secretário Joaquim chamou atenção para os ganhos múltiplos que a preservação do meio ambiente, de forma geral e com os recursos hídricos incluídos, gera para a cidade. A chamada Agenda Verde, além de cuidar da natureza, é fundamental para promover o desenvolvimento sustentável e criar inúmeras oportunidades de negócios.
“Quando adotamos políticas ambientais, temos o sentimento de que, com um ambiente justo e equilibrado, a cidade se torna mais atraente para receber investimentos. O nosso ambiente de negócios se torna ainda mais competitivo, como por exemplo o turismo, que se potencializa de forma exponencial e o senso de pertencimento que começa a predominar em toda a coletividade”, conta Joaquim.
Tratamento de esgoto
A palestra “ETE Lontra – Inovação e eficiência da tecnologia holandesa NEREDA®️ na maior estação de tratamento de esgoto do estado do Tocantins”, conduzida pela equipe da BRK Ambiental apresentou sobre a nova tecnologia em tratamento de esgoto que atenderá a população de Araguaína.
Um dos palestrantes, Zudivan Peterli, reforçou o compromisso da empresa em promover ações com impactos sociais positivos. “Atuamos em Araguaína não apenas com o saneamento, mas também com ações que contribuem para educação, preservação do meio ambiente e cidadania”.
Fomento à piscicultura
Outro assunto debatido no evento foi o incentivo à piscicultura em propriedades rurais para estimular o empreendedorismo pelo uso eficiente da água, ampliar a produção de alimentos e contribuir com o comércio local. A Prefeitura de Araguaína possui um projeto de apoio na escavação de tanques de piscicultura para ampliar a oferta de emprego e renda no campo. Atualmente, 28 tanques foram escavados nas propriedades dos pequenos produtores e o município aguarda a licença para perfurar mais 45.
Presente no evento, a secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, destacou que é fundamental esta articulação entre estado e município para fortalecer a produção nas pequenas propriedades.
“Somos a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil em quantidade de água disponível, com capacidade de 300 mil toneladas de peixes. Isso demonstra o tanto que a piscicultura pode ajudar na renda dos produtores, sejam os que vivem em grandes ou pequenas propriedades. O Governo do Tocantins busca fortalecer a cadeia produtiva da piscicultura, mas para que isso aconteça é muito importante preservarmos os recursos naturais”, ressaltou Miyuki.
Debates amplos
O 1º Fórum das Águas de Araguaína ainda promoveu discussões sobre a qualidade das águas do Rio Lontra, licenciamento ambiental e o potencial da água residuária com a participação de servidores do Meio Ambiente da Prefeitura, UFNT e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). No fim do evento, um grupo de participantes fez uma visita técnica à ETE Rio Lontra, no Setor Barra da Grota.
Protegendo as nascentes
Cuidar das nascentes também tem sido uma preocupação da atual gestão. Os cursos d’água mais importantes da cidade são os córregos Prata, Lontra, Xixebal, Neblina, Cará, Jardim, Canindé, Tanque, Jacuba, Raizal, Água Fria.
Por causa da destinação incorreta de resíduos, lixo e esgoto para esses mananciais, a população é diretamente afetada pelas consequências da poluição. As pessoas também ficam mais suscetíveis a contraírem diversas doenças, como a Cólera, Leptospirose, Arboviroses entre outros.
Para preservar os recursos hídricos da cidade, a secretaria investe na Educação Ambiental em escolas e campanhas educativas na mídia informando da importância em preservar os recursos hídricos. Outro cuidado importante é a fiscalização ambiental corretiva, que pune quem comete infrações ambientais relacionadas à poluição hídrica.
Águas de Araguaína
O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína contempla uma série de obras de infraestrutura em 30 bairros e no centro cidade totalizando um investimento de mais de R$ 350 milhões. A obra inclui drenagem, pavimentação, construção de bacias de detenção da água da chuva e novas vias de circulação nos trechos canalizados dos córregos.
O Águas de Araguaína já entregou a primeira etapa da Via Norte, a drenagem da Avenida Primeiro de Janeiro e a implantação de drenagem, pavimentação, calçadas com acessibilidade e sinalização viária nos setores Morada do Sol 3, Ana Maria, Itaipú, Tocantins e Jardim Vitória. Estão em andamento obras na Avenida Campos Elísios; Ruas 9, 10 e 15 do Setor Morada do Sol III; Setor Alaska, Jardim América e Setor Itatiaia. (Por Carine Flores | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)
Imagem capa: O prefeito Wagner Rodrigues destacou o potencial hídrico da cidade e o investimento de R$ 350 milhões no projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína
Os debates foram feitos em cima de três eixos principais: conservação, uso múltiplo e oportunidades econômicas
O secretário Joaquim Quinta Neto ressaltou que os investimentos no meio ambiente, além de preservar os recursos naturais, ainda fortalecem Araguaína como um ambiente de negócios atrativo e sustentável
“Somos a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil em quantidade de água disponível, com capacidade de 300 mil toneladas de peixes”, disse a secretária da Pesca e Aquicultura do Tocantins, Miyuki Hyashida
Fonte: Informações da Prefeitura
Posts mais recentes
Categorias