Representantes da Sociedade Civil, Poder Público e Usuários escolheram nesta terça feira, 10, a nova mesa diretora que vai administrar o Comitê das Bacia Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda pelos próximos três anos. O processo eleitoral foi realizado no município de Araguaína e coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), juntamente com um membro da Sociedade Civil e um Usuário.
No primeiro momento foram escolhidos os representantes dos três setores que compõem o colegiado. Logo em seguida a comissão eleitoral deu posse aos representantes setoriais eleitos e iniciou o recebimento das inscrições dos interessados em concorrer aos cargos diretivos. A chapa vencedora ficou representada com os seguintes titulares: presidente Mario Roberto (Sociedade Civil); vice-presidente Fernando Everton (Usuário) e secretária executiva Ayranan Anunciação (Poder Público). Eleitos por unanimidade pelos presentes, esses serão os responsáveis pela gestão do Comitê.
O presidente eleito, Mario Roberto, destacou que “estar presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda é um grande desafio, principalmente pelo trabalho desenvolvido com muitas instituições e com pessoas de pensamentos diferenciados. Temos a partir de agora o compromisso de estabelecer uma mesma linha de pensamento para que possamos sentar e discutir assuntos referentes aos recursos hídricos e as boas ações voltadas para a preservação do meio ambiente”. Ainda segundo o presidente, o papel do Comitê é estar presente apoiando e prestando um serviço de qualidade para a comunidade. “Temos a certeza que vamos desempenhar um bom trabalho dando continuidade ao que já vinha sendo feito pelo nosso antecessor, principalmente porque temos parceiros que vão nos ajudar nessa jornada”, afirmou.
Durante a eleição, Agreste Bonival, que presidiu o Comitê nos últimos seis anos, lembrou as dificuldades do começo da gestão. “Quando nós assumimos o Comitê na primeira diretoria não tínhamos um norte definido e desde então fomos aprendendo dia após dia com os erros e acertos. Essa gestão que assume a partir de agora são pessoas capacitadas para a missão porque já nos acompanham há algum tempo e cada um sabe fazer a sua parte”, pontuou.
Ainda segundo o ex-presidente, “essa nova gestão sabe que a diretoria depende muito do respaldo da plenária para poder continuar trabalhando e a divulgação das atividades dentro da Bacia deve continuar sendo uma das principais metas”.
A gerente de gestão de recursos hídricos da Semarh, Gorete Cordeiro, foi uma das coordenadoras do processo eleitoral e ressaltou que “essa nova gestão vai precisar de contato direto com os representantes dos setores para ouvir as demandas e encaminhar as solicitações para a plenária em busca das soluções”.
Participaram do processo eleitoral os membros titulares das cadeiras do Poder Público: Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins/Araguaína); Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins/Araguaína); dos municípios de Babaçulândia, Ananás, Darcinópolis, Piraquê, Angico e Xambioá. Membros da Sociedade Civil: Associação dos Guardiões do Rio Lontra (Araguaína); Associação dos Barqueiros de Babaçulândia; Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Assentado Barra do Lontra; Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Projeto de Assentamento (PA) Barra do Lontra (Xambioá) e a Associação dos Produtores Rurais PA Caçador (Xambioá). Usuários: Gelnex Indústria e Comércio (Araguaína); LKJ Frigorífico (Araguaína); Brk Ambiental (Araguaína) e Colônia dos Pescadores Z 24 (Aragominas).
Comitê de Bacia
O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo, e deliberativo que integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Os Comitês devem integrar as ações de todos os Governos no âmbito da União, do Estado e dos Municípios, propiciando o respeito aos diversos ecossistemas naturais, promovendo a conservação e recuperação dos corpos d´água e garantindo a utilização racional e sustentável dos recursos hídricos
Fonte: Ascom/Semarh-TO.
- Legenda:
- Eleição definiu novos membros do Comitê, representantes dos três segmentos que compõem o colegiadoEleição definiu novos membros do Comitê, representantes dos três segmentos que compõem o colegiado – Robson Corrêa/Governo do Tocantins
- Os membros da mesa diretora também foram escolhidos no processo seletivoOs membros da mesa diretora também foram escolhidos no processo seletivo – Robson Corrêa/Governo do Tocantins
Posts recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias
Publicidade