Aconteceu em Palmas nesta terça e quarta-feira, 8 e 9, a Jornada Formativa IV Coletivo Estadual de Mulheres e Jovens dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR’S) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (Fetaet) reúne cerca de 60 pessoas no auditório do Hotel Estrela em Palmas e tem como objetivo oferecer formação e capacitação para as lideranças, especialmente para mulheres e jovens que atuam nos sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores rurais.
Participaram da mesa de análise de conjuntura a presidenta da Fetaet, Maria Guanamar, o presidente do PT-TO Zé Roberto, o pré-candidato a governador pelo PT, Paulo Mourão e sua esposa Ana Mourão, de forma remota o deputado Célio Moura, a secretária de Juventude da Contag, Mônica Valverde, e a secretária de Mulheres da Contag, Mazé.
A secretária de Mulheres da Fetaet, Cirlene Gomes, falou da importância do encontro, deste espaço e deste momento em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. “Estamos com a juventude e as mulheres discutindo políticas públicas e, mais do que isso, o momento estratégico do nosso movimento sindical. Estamos num ano político de eleições e da importância do resultado delas. Precisamos estar unidos e debater política em todos os espaços”, pontuou.
O deputado Célio Moura dissertou sobre o protagonismo das mulheres no PT e nas organizações sociais e sindicais, lembrando que a ex-presidenta Dilma Rousseff está entre as 5 mulheres mais lembradas no Brasil. “O PT é presidido por uma mulher, a deputada Gleice Hoffman, é do PT a única governadora do Brasil, a companheira Professora Fátima Bezerra do RN, a FETAET é presidida pela Companheira Maria Guanamar, e para mencionar as mulheres na política tocantinense temos a deputada Amália Santana, as vereadoras Solange Duailibi, de Palmas, e a Aurilene de Axixá, dentre tantas outras”, afirmou.
Célio também confessou a alegria de representar as companheiras na Câmara Federal e colocou seu mandato a disposição das mulheres. “As mulheres estão realizando importantes transformações na nossa sociedade, especialmente na política, nas lutas sociais e sindicais. Vemos as mulheres cada vez mais assumindo cargos de direção e posições de grande importância seja nos sindicatos, nas organizações sociais, na gestão pública e nos parlamentos”, completou.
Já o pré-candidato ao governo Paulo Mourão fez um resgate histórico das dificuldades, das lutas e das conquistas das mulheres. Falou dos desafios que um governo comprometido com as lutas das mulheres, da juventude. “Os governos que já passaram pelo Palácio Araguaia só fizeram a mesma coisa do mesmo e nunca quiseram de fato mudar nada na política em relação à participação das mulheres nas principais decisões da condução da gestão pública”, relatou. Ele ainda lembrou seu compromisso com o desenvolvimento e segurança pública, e ainda com segurança alimentar, nutricional, garantia de trabalho, geração de emprego e renda.
A plenária é formada de lideranças femininas e jovens de 23 sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e de diretoras da Fetaet. As discussões continuam com temas ligados às lutas das mulheres e juventude do campo, das florestas e das águas
Fonte: Ascom/Célio Moura PT/TO.
Posts mais recentes
Categorias
Aciara Agronegócio AL-TO Araguaina Araguaína-TO. Bico do papagaio Bolsonaro Brasil Campanha Cerrado Cidadania Cultura Câmara de Araguaína-TO. Célio Moura Célio Moura 1303 Célio Moura PT?TO Democracia Dep. fed. Célio Moura DF Célio Moura/PT/TO. direitos humanos DPE-TO Fieto-TO Guarda Municipal indígênas Jalapão Lula Livre Meio ambiente Meio ambiente Tocantins MPE-TO. Naturatins palmas Paulo Mourão 131 política povos indígenas Prefeito WR/Araguaína Prefeitura de Araguaína PT Seminário Sesc-TO Sisepe-TO. Sáude TO. Tocantins Turismo Via Lago