A matriarca da Comunidade de Pé do Morro, Raimunda Pereira Moura, recepcionou o deputado federal Célio Moura (PT-TO), em sua residência, localizada na tradicional comunidade ribeirinha do município de Miranorte (TO). O evento contou ainda com a participação de dezenas de pessoas moradoras do local e membros da Associação Padre Martins.
O presidente da Associação, Francisco Adejane, deu as boas vindas e fez um resgate histórico das lutas e resistências desta comunidade. Ele nominou as pessoas que fizeram parte desta história de lutas e destacou a alegria de estar recebendo pela primeira vez um deputado federal na comunidade. “Parabenizo a você, deputado Célio Moura, pelo brilhante trabalho que tem feito no Tocantins, principalmente, ter destinado inúmeros equipamentos, principalmente, o envio de tratores com implementos para vários municípios no Estado. Conte conosco sempre em reconhecimento ao seu importante trabalho parlamentar que você tem desempenhado na defesa do povo tocantinense, sem dúvida, merece continuar’’, finalizou.
A anfitriã, Raimunda Pereira, agradeceu a presença do deputado e dos demais e falou sobre inúmeros problemas como a violência policial na década de 1990 e as dificuldades de acesso e da produção para garantir alimento à mesa. Entretanto, a comunidade ainda aguarda decisão judicial favorável para regularização da área. “Somos parte de uma comunidade tradicional, não temos acesso a energia, ainda estamos no tempo da lamparina, e ainda temos o sofrimento da perseguição por parte dos donos da Fazenda Araguarina e por isso pedimos ajuda das autoridades”, reclamou.
Falando inicialmente sobre sua infância na roça, o deputado federal Célio Moura, justificou assim ter colocado como objetivo principal de seu mandato e também por defender a classe trabalhadora seu trabalho no Congresso Nacional. Falou sobre seus votos em temas como a Reforma da Previdência, tendo votado contra a retirada de direito dos trabalhadores e ainda contra a Lei do Veneno. “O deputado Célio Moura que vota a favor dos trabalhadores na Câmara Federal é o mesmo que discursa nas comunidades. Votei contra a Reforma da Previdência e contra a Reforma Trabalhista, mas subscrevemos e votamos a favor de projetos importantes como as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, que garantem recursos aos que trabalham com a Cultura no Brasil”, apontou.
Célio Moura também lembrou que tem destinado recursos aos municípios, especialmente aos agricultores familiares com a doação de tratores e máquinas, além de recursos às prefeituras para áreas da Saúde e Educação. ‘’Em Miranorte entregamos um caminhão compactador de lixo no valor de 255 mil reais, além de 500 mil reais para o custeio saúde’’. Disse ainda que ‘’temos para 2022, mais 500 mil para saúde e a entrega de um trator com implementos para essa comunidade no valor de 187 mil reais em processo de licitação e compra, totalizando mais de um milhão e quatrocentos mil’’, concluiu.
Presentes
Na ocasião durante a reunião contou com a presença do vice-presidente da Associação, Manoel Divino, do tesoureiro, Inácio Cirilo, da segunda tesoureira, Monicassia, além de outros membros da Associação Padre Martins. Também marcaram presença o chefe de gabinete do deputado, Jozafá Maciel, o advogado e assessor parlamentar, Silvano Rezende, professora Raimundinha, Abel Moura, Odilon Honorato (ex-presidente da Associação, Alberto Honorato, Onofre Honorato e o Pastor Augusto Morais, entre outras pessoas.
Fonte: Ascom-Célio Moura/PT/TO.
Posts mais recentes
Categorias
Aciara Agronegócio AL-TO Araguaina Araguaína-TO. Bico do papagaio Bolsonaro Brasil Campanha Cerrado Cidadania Cultura Câmara de Araguaína-TO. Célio Moura Célio Moura 1303 Célio Moura PT?TO Democracia Dep. fed. Célio Moura DF Célio Moura/PT/TO. direitos humanos DPE-TO Fieto-TO Guarda Municipal indígênas Jalapão Lula Livre Meio ambiente Meio ambiente Tocantins MPE-TO. Naturatins palmas Paulo Mourão 131 política povos indígenas Prefeito WR/Araguaína Prefeitura de Araguaína PT Seminário Sesc-TO Sisepe-TO. Sáude TO. Tocantins Turismo Via Lago