“Foi uma experiência incrível”, resumiu o estudante Manuel Coelho, de 10 anos, ao falar do plantio das primeiras árvores que farão parte do paisagismo do maior cartão postal da cidade
A ação foi realizada nesta quarta-feira, 24, no canteiro central da avenida, e entre as mudas que serão plantadas no local estão 600 ornamentais e 150 nativas do Cerrado Brasileiro
O pequeno Manuel Coelho, de 10 anos, aluno da Escola Municipal João Carlos Sabino dos Santos, fez parte do primeiro plantio de mudas do Projeto de Arborização e Paisagismo do Completo de Turismo e Negócios Via Lago. “Foi uma experiência incrível”, resumiu o estudante após plantar uma muda de pau brasil na manhã desta quarta-feira, 24. “A Via Lago vai ficar mais bonita e vai melhorar a respiração. Eu e meus amigos vamos passar aqui e saber que foi a gente que plantou”, concluiu Manuel.
A ação foi realizada no canteiro central da avenida e entre as mudas que serão plantadas no local estão 600 ornamentais e 150 nativas do Cerrado Brasileiro. Entre as ornamentais estão barba de serpente, camará e moreia. Pau brasil, ipês roxo, amarelo, branco e rosa e sucupira são exemplos das espécies nativas.
Além de Manuel, fizeram parte do primeiro plantio alunos, professores e técnicos ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, além de representantes das secretarias da Educação e Chefia de Gabinete.
Aula de meio ambiente
Para o diretor de Agricultura da Secretaria do Meio Ambiente, Mário Augusto Vitória, ensinar as crianças a conviver com essas plantas é gerar nelas a vontade de preservar. “Elas vão levar a ideia para casa e cobrar dos familiares e amigos a manutenção do meio ambiente preservado”.
A professora do 5º ano Letícia Gonçalves avaliou a aula de campo como excelente. “É uma aula inesquecível e que dará frutos por toda a vida deles, já que passarão por aqui e verão as árvores que eles mesmos plantaram e se sentirão responsável pela preservação do lugar”.
Benefícios
O objetivo do Projeto de Arborização e Paisagismo da Via Lago é propiciar sombra, purificar o ar, atrair aves, diminuir a poluição sonora, constituir fator estético e paisagístico, diminuir o impacto das chuvas, contribuir para a melhor infiltração da água no solo, valorizar a qualidade de vida local, assim como economicamente às propriedades no entorno.
A médio prazo, o paisagismo e arborização do espaço também trarão benéficos estéticos para a região, promovendo a visitação de moradores e turistas, o contato com a natureza, estimulando o comércio local e a geração de emprego e renda.
Planejamento
O diretor municipal de Parques e Jardins, da Secretaria do Meio Ambiente, Alcy Juninho, explicou que a escolha das espécies e a forma de plantio foram planejadas. “Próximo aos calçadões serão plantadas palmeiras para não tampar a visão e, na avenida, serão árvores de porte maior”.
Os critérios para o plantio, segundo o técnico em agropecuária da Secretaria do Meio Ambiente, Luiz Carlos Cabral, também foram beleza, copa e porte. “Tivemos o cuidado para colocarmos árvores que não fiquem muito altas e também mesclamos as cores das flores em branco, amarelo, rosa e roxo”.
Próxima etapa
Após o projeto de arborização e paisagismo, o Complexo de Negócios e Turismo Via Lago receberá o Projeto Lago Vivo, com a inserção de mais de 200 mil peixes nas águas do Lago Azul.
“A nossa intenção é fazer do espaço um local de natureza, preservação e que se tornará um lugar de grande fluxo turístico da região. Em algumas semanas, iremos iniciar a próxima etapa para tornar o Lago Azul com vida, soltando várias espécies nativas de peixes”, adiantou o chefe de Gabinete, Wagner Rodrigues.
“A Via Lago vai ficar mais bonita e vai melhorar a respiração. Eu e meus amigos vamos passar aqui e saber que foi a gente que plantou”, concluiu o estudante Manuel
Após o projeto de arborização e paisagismo, o Complexo de Negócios e Turismo Via Lago receberá o Projeto Lago Vivo, com a inserção de mais de 200 mil peixes nas águas do Lago Azul
A médio prazo, o paisagismo e arborização do espaço também trarão benéficos estéticos para a região, promovendo a visitação de moradores e turistas, o contato com a natureza, estimulando o comércio local e a geração de emprego e renda…
(Thatiane Cunha/Fotos: Marcos Filho Sandes/Ascom)
Posts recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias