Na Semana de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a Saúde Municipal está realizando mutirão de aferição da pressão. Doença atinge 30% dos brasileiros aos 50 anos
“Há dois anos eu tinha 94 kg e estava no limite, com pressão alta. Mudei minha alimentação, comecei a fazer caminhada e perdi 10 kg”, contou Elisangela, 40 anos, que é exemplo da conscientização sobre os perigos da hipertensão
A hipertensão, ou pressão alta, é uma doença silenciosa que evolui lentamente sem produzir sintomas até o início das crises, que podem ser fatais, como um infarto. Para ajudar nesta prevenção, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando um mutirão para as pessoas que não possuem o diagnóstico. Nesta semana, de 22 até 26, as unidades básicas de saúde estão de prontidão para aferição de pressão e peso.
Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Hiperdia, Neyra Miranda, além da aferição, os agentes de saúde, enfermeiros e médicos estão orientando sobre bons hábitos para controlar a hipertensão. “Existe uma probabilidade grande do hipertenso desenvolver diabetes, e vice-versa. Essa são doenças associadas aos maus hábitos, como falta de atividade física e alimentação ruim. Também uso de tabaco e ainda uso excessivo de álcool”.
A prevalência de hipertensão nos últimos 20 anos está acima de 30% na população brasileira com mais de 50 anos, entre 60 a 69 anos é de 50%, e acima de 70 anos é de 75%. Entre os gêneros a prevalência é maior nos homens (38%), do que nas mulheres (32%). Dos atendidos na UBS Nova Araguaína, metade apresentava pressão alta e quase todos demonstrava sobrepeso. Em Araguaína, 9.926 pessoas já foram diagnosticadas com a doença e fazem acompanhamento nas unidades de saúde.
A agente de saúde Elisangela Sousa Almeida, 40 anos, é um exemplo da conscientização sobre os perigos da hipertensão. “Há dois anos eu tinha 94 kg e estava no limite, com pressão alta. Mudei minha alimentação, comecei a fazer caminhada e perdi 10 kg. Minha meta é chega aos 78 kg para ficar dentro do meu Índice de Massa Corporal (IMC)”.
Pratique exercícios
Toda UBS de Araguaína dispõe de grupos de atividades físicas para ajudar no tratamento contra a hipertensão. “Há unidade em que o grupo está em funcionamento e em outras o grupo está paralisado por falta de interesse do público. É preciso que os usuários procurem o coordenador da UBS em que frequenta para declarar interesse e, assim, reativar o grupo”, explicou a coordenadora do Hiperdia.
Foco na prevenção
É recomendado que se avalie a pressão arterial pelo menos uma vez por ano no consultório do clínico geral, especialmente quando existe histórico familiar da doença. São pouco os sintomas que indicam a presença da hipertensão, entre eles, dores de cabeça. Outros sintomas são complicações graves, como infarto ou insuficiência renal, por exemplo.
Evitar comer alimentos gordurosos, principalmente embutidos e industrializados, por possuírem grande quantidade de sódio, é um grande passo para não agravar ou passar a ter a doença. Consumir menos leite integral, queijo amarelo, carne vermelha, maionese e alimentos fritos é outro passo importante. Dar preferência para carnes brancas, frutas, grãos, cereis integrais, queijo branco e leite desnatado ou semidesnatados é o ideal para manter a pressão estável…. (Marcelo Martin/Fotos: Marcos Filho Sandes/Ascom)
Programação
Dia 23 (terça-feira)
UBS Dr. Dantas (Rua CE, quadra 22, lote 1, Setor Jardim Costa Esmeralda);
UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito (Rua A esquina com Rua L, Vila Aliança);
UBS JK (Avenida Bernardo Sayão, s/nº, Bairro JK);
UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Rua 9, quadra 1, lote 1, Setor Dom Orione);
UBS Novo Horizonte (Avenida Araguaia, s/nº, Novo Horizonte);
UBS Maria dos Reis (Avenida Bernardo Sayão, nº 1082, Setor Barros).
Dia 24 (quarta-feira)
UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito (Rua A esquina com Rua L, Vila Aliança);
UBS Novo Horizonte (Avenida Araguaia, s/nº, Novo Horizonte);
UBS Ponte (Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte);
UBS Senador Benedito Vicente Ferreira (Rua 07, nº 07, Setor José Ferreira);
UBS Lago Azul (Av. Araguaia, quadra 4, lote 2, Parque do Lago).
Dia 25 (quinta-feira)
UBS Avany Galdino da Silva (Av. São Francisco, esquina com a Guaíba, Setor Araguaína Sul);
UBS Bairro de Fátima (Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima);
UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito (Rua A esquina com Rua L, Vila Aliança).
.
Dia 26 (sexta-feira)
UBS Albeny Soares de Paula (Avenida C, nº 1035, Setor Couto Magalhães);
UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito (Rua A esquina com Rua L, Vila Aliança);
UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho (Rua dos Macucos, s/n, Loteamento Maracanã);
UBS Nova Araguaína (Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína);
UBS Senador Benedito Vicente Ferreira (Rua 07, nº 07, Setor José Ferreira);
UBS Couto Magalhães (Av. Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães).
Dia 29 (segunda-feira)
UBS José de Sousa Rezende (Rua São João Batista, lote 2, quadra 1 D, Setor Alto Bonito).
Posts recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias