Com abertura da temporada de praia autorizada por algumas prefeituras do estado, o fim de semana já registrou aumento de banhistas nos rios da região. Para evitar que os locais se transformem em depósitos de lixo, nesta segunda-feira, dia 5, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína iniciou mais uma edição do Projeto ‘Praia Limpa – Praia Viva’.
O projeto tem mais de 10 anos e nasceu com a missão de conscientizar os banhistas sobre o uso correto de materiais recicláveis para evitar a degradação de praias e rios da região, durante a alta temporada. Ao longo desses anos, a ação trouxe bons resultados como a redução de lixo encontrado nas praias no fim de julho, com apoio dos moradores locais.
A Diretora de Assuntos Ambientais da Aciara, Juliane Carneiro, ressalta que os visitantes precisam mudar de comportamento, adotando atitudes simples como substituir sacolas de plásticos pelas retornáveis, usar garrafas reutilizáveis e substituir potes plásticos por potes de vidro. “Temos que lembrar que o meio ambiente é o nosso ambiente, é a nossa casa, por isso precisamos cuidar dela para manter limpo os nossos rios Araguaia e Tocantins, assim como os outros rios do estado, para sempre poder voltar para aproveitar essas belezas naturais”, disse Juliane Carneiro.
Ação
No final da temporada serão realizadas ações de limpeza nas praias de Araguanã, Babaçulândia, Garimpinho e Via Lago – Araguaína – em parceria com as prefeituras locais. Os municípios informaram que vão seguir os protocolos de combate a covid-19, através das barreiras sanitárias, realização de testes rápidos e orientações aos visitantes.
Diferente de outras edições, por causa da pandemia, a ACIARA reduziu o número de ações nas praias para evitar as aglomerações. O projeto deste ano priorizou os vídeos educativos na mídia e redes sociais da entidade, em parceria com as empresas Lojas Nosso Lar, o Supermercado Campelo e o Posto Thawan.
“A ação da Aciara tem como principal objetivo a educação ambiental, mas não devemos esquecer que ainda vivemos numa pandemia. Então vamos cuidar da nossa saúde, evitando aglomerações e utilizar nesses ambientes as máscaras e o álcool em gel. Todo cuidado é pouco. E claro, lembrando que você é responsável pelo seu lixo. O que você levar de lixo, recolha. Afinal, todos queremos encontrar um ambiente limpo”, destacou a diretora da Aciara.
Fonte: Ascom/Aciara
Foto capa; Nas edições anteriores, a quantidade de lixo recolhido por parceiros durante a realização do projeto
Posts recentes
- Prêmio FIETO 2024: As Indústrias Inovadoras do Tocantins
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias